ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


SAÚDE

471 mil pessoas estão na lista de espera de procedimentos pelo SUS no Estado
Decreto dá direito à transparência da fila!


Por Marcos Feijó
Em 14/11/2017 - 16h18 - Atualizada em 16/11/2017 - 07:38



Está em funcionamento no site da Secretaria de Saúde de Santa Catarina a consulta pela posição de espera de pacientes na fila do Sistema único de Saúde (SUS). Através do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde (CNS), o paciente pode verificar a previsão de quando será atendido. Até esta terça-feira (14), 471 mil aguardavam algum procedimento.

Desde maio, um decreto regulamentava a lei 17.066/2017, que garante o direito dos pacientes que usam os serviços públicos de saúde em Santa Catarina consultarem a situação na fila. Duas vezes o prazo foi postergado. O estado alegava que precisava treinar servidores dos 295 municípios para abastecerem o sistema.

A ideia de divulgar a lista é garantir mais transparência, para evitar casos de corrupção na fila, e também para planejamento do estado. Assim, será possível redirecionar profissionais e pacientes para regiões com mais demanda de procedimento, informou a secretaria.
Na internet, é possível ver a situação individual dos pacientes com relação a consultas, exames e intervenções cirúrgicas. Além da lista de espera, é possível ver a lista de consultas e lista de atendidos pelo sistema.

O estado adaptou o sistema SISREG, sistema gratuito do Ministério da Saúde, para criar a ferramenta. Conforme o governo estadual, o modelo de publicização da lista do SUS será pioneiro no país. Estados como Paraná, Piauí e Amapá já fazem contato para aprender sobre o modelo e importar a ideia.


Fonte: G1 SC




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet