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SAÚDE

Pacientes vão agendar e consultar no mesmo dia
Secretaria de Saúde está colocando em prática, a partir deste dia 2 de janeiro, novo cronograma de atendimentos das Estratégias de Saúde da Família – ESFs.


Por Ederson Vilas Boas
Em 02/01/2018 - 14h56




Com o objetivo de melhorar e garantir maior acesso à população nos atendimentos oferecidos pelos postos das Estratégias de Saúde da Família – ESFs, a Secretaria de Saúde está reorganizando e fazendo pequenas alterações nos cronogramas de trabalho das unidades. A partir deste dia 2 de janeiro de 2018, o paciente fará o agendamento e a consulta no mesmo dia. Esta é apenas uma das alterações do cronograma, que também mudou o dia da semana para atendimento de alguns programas, como hipertensos, gestantes, crianças e idosos.

A proposta é padronizar os serviços em todas as unidades e possibilitar o atendimento a mais pessoas. A expectativa é que com a reorganização, o número de consultas diárias possa aumentar. Em alguns casos, dependendo do número de pacientes em cada programa, na mesma tarde, serão atendidas mais de uma patologia. Concentrando o atendimento de mais de um programa no mesmo dia, abre-se espaço para mais consultas para a população em geral.

Na prática, a clínica geral (atendimento a todo tipo de paciente) será disponibilizada diariamente, o que não ocorria antes, pois os programas tinham o dia da semana já determinado, quando não se abriam vagas para as demais consultas. Um paciente que não é diabético, hipertenso ou gestante, por exemplo, antes tinha apenas dois dias – ou um dia e meio, dependendo do ESF - por semana para ser consultado (pois as demais datas atendiam programas), agora, ele poderá tentar uma vaga para consulta a qualquer dia. 

Já os pacientes com patologias (que se enquadram nos programas), além de ter o dia de atendimento fixado, podem consultar também em outros dias da semana. O município conta com 13 unidades de ESFs.


Fonte: prefeitura de Concórdia




02 COMENTÁRIOS - Deixe também o seu Comentário



Rodrigo Stain comentou em 03/01/2018 as 18:14:26

Se for como o GB escreveu, realmente ficou pior, mas eu já presenciei vários casos, e participei de um que não foi nada como o GB falou, o caso era de uma consulta, dai solicitar exames, foi marcado consulta, demorou 20 e poucos dias, ai foi marcado exame, como era em clinica, dai foi 02 dias, dai para o retorno foi mais de 40 dias, sempre tinha que estar la a partir das 7 horas da manhã, sem previsão de hora para atendimento. Se a pessoa precisa de algo de urgência para sobreviver, vai morrer.
Gege comentou em 02/01/2018 as 19:43:50

Conseguiram piorar algo que funcionava muito bem.
Na outra administração, a gente agendava por telefone num dia e consultava no dia seguinte, ou em alguns dias, dependendo da demanda. Se fosse algo grave, encaixava para o mesmo dia.
Agora, nesta administração (já começou esse sistema ano passado), tem que ir de madrugada, ficar na fila até às 7h30, pra agendar e consultar de manhã. Se quiser pra de tarde, tem que ir antes das 11h da manhã, e ficar na fila até às 13h.
Regredimos 30 anos!



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