NOTÍCIAS



Geral

Ronaldo Coutinho explica julho mais quente dos últimos 35 anos


Em Concórdia, julho fechou quase quatro graus acima da média.

Por Luan de Bortoli
04/08/2022 às 06h14 | Atualizada em 05/08/2022 - 07h15
Compartilhar


O mês do ano que costuma fazer mais frio se tornou um dos mais quentes do ano em Concórdia. Conforme levantamento realizado e divulgado pela reportagem da emissora nesta semana, julho teve média máxima de 23ºC, configurando como o julho mais quente dos últimos 35 anos no município. As temperaturas chegaram a beirar os 30ºC no miolo do inverno.

E isso tem uma explicação: o bloqueio atmosférico. As informações são do engenheiro agrônomo da emissora, Ronaldo Coutinho do Prado. De acordo com o que ele explica em entrevista à reportagem, o frio costumeiro da época estava ali, no entanto, este bloqueio impediu que ele tomasse espaço e derrubasse as temperaturas do período.

“São ventos em altura que acabam atrapalhando e não deixam o ar frio subir de maneira rotineira. Porque frio tinha, o que não tinha era condição para ele subir com frequência, por isso tivemos esse problema de julho quente, que deve fechar entre primeiro, segundo ou terceiro mais quente. O bloqueio agora foi rompido e o inverno volta ao normal dele”.

A tendência, porém, é que isso mude a partir de agora. As temperaturas já começaram a cair um pouco mais e agosto e os próximos meses devem ser mais frios. “Agora, vai ser um agosto muito mais pra frio, de normal a frio. O pessoal vai sentir bastante a diferença. Vai continuar com chuva irregular. Vai ter alguns dias de frio ainda em meses de outubro e até dezembro”, explicou ele.

Em Concórdia, a temperatura de julho ficou cerca de 3,5ºC acima da média. Mas esse calorão todo não ficou restrito somente à região e ao Estado. Diversos lugares do Brasil tiveram um julho com temperaturas altas, batendo recordes em mais de quatro décadas.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM