NOTÍCIAS



Estado

Chuva, ciclone e ventania: como fica o tempo neste início de semana em SC


Defesa Civil faz orientações ao Estado.

Por Luan de Bortoli
08/08/2022 às 12h26 | Atualizada em 08/08/2022 - 13h38
Compartilhar


O início desta semana começa com alerta para Santa Catarina, que deve ter registro de temporais, passagem de ciclone e risco de deslizamentos devido a chuva intensa que deve atingir o Estado. De acordo com a Defesa Civil, áreas de instabilidade provocam chuva no território catarinense e risco de temporais isolados, a partir da tarde e noite desta segunda-feira (8).

O alerta é principalmente para os municípios localizados entre o Extremo-Oeste ao Planalto Norte- que estão em observação e apresentam risco moderado para ocorrências relacionadas a temporais, rajadas de vento e queda de granizo.

A instabilidade, segundo explica o órgão, é devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão próximo ao Litoral. A temperatura máxima para essa segunda-feira é de 21°C, que deve ser registrada do Extremo Oeste ao Litoral Norte. No Planalto Sul devem ficar nos 17°C e nas demais regiões variam de 15°a 18°C.

Alerta de ciclone

A passagem de um ciclone extratropical, que atinge Santa Catarina nesta semana, provoca chuva volumosa, com risco alto para deslizamentos, enxurradas e inundações, entre a madrugada de terça-feira e a noite de quarta-feira (9 e 10).

A Defesa Civil informou que são esperados acumulados entre 100 e 200 mm em municípios da Grande Florianópolis, Médio Vale, parte do Planalto Sul e Norte e Litoral Sul. O valor pode ser ainda maior em municípios  localizados nas regiões do Litoral Norte e Sul, que estão em alerta vermelho.

“O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é muito alto nas áreas em vermelho, alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa”, explica a Defesa Civil

As rajadas de vento podem se aproximar de 100 km/h, no litoral e áreas próximas, entre terça e quarta-feira, o que aumenta o risco para ocorrências relacionadas ao vento.

Orientações

Devido aos risco de temporais, deslizamentos e de inundações, a Defesa Civil faz orientações à população:

Em casos de temporais:
 
  • Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados
  • Em local abrigado, fique longe de janelas, desligue aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro de alvenaria é um local muito seguro
  • Na praia, jamais fique na água

Em caso de alagamento e inundações:
 
  • Evite o contato com água e não dirija em locais alagados
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas
  • Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Fonte: ND+




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM