NOTÍCIAS



Região

Novas licitações para trechos da SC-283 podem ser publicados ainda neste mês


No último certame, um consórcio apresentou interesse e passa pela fase de análise.

Por Luan de Bortoli
10/08/2022 às 06h12 | Atualizada em 11/08/2022 - 07h42
Compartilhar


Após várias tentativas falhas, a revitalização dos trechos da rodovia SC-283, que passa pela região Oeste, próximo a Concórdia, terá nova investida com a publicação de novas licitações em breve. Os detalhes estão sendo finalizados. A demanda é antiga, mas os projetos só saíram do papel no fim do ano passado. A rodovia regional é considerada abandonada e repleta de problemas.

De acordo com informações apuradas pela reportagem da emissora com o coordenador regional interino da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Giuliano Oliveira, os últimos dois trechos que ainda não tiveram a licitação republicada deverão receber novos certames ainda neste mês de agosto. Eles compreendem Arvoredo a Seara e Seara a Arabutã.

Conforme Oliveira, as licitações dos dois trechos que deram fracassado ou deserto passaram nas últimas semanas pela atualização de preços (era de R$ 127 e R$ 109 milhões, respectivamente). Agora, a equipe responsável da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade realiza os trâmites finais para poder relançar as licitações com as mudanças o mais breve possível.

O terceiro trecho, que também havia apresentado problema, já está mais avançado. A licitação do trajeto que compreende Concórdia e o acesso Arabutã chegou ao fim na semana passada. Um consórcio – formado por uma empresa de Concórdia e outra de fora – apresentou interesse em realizar a obra. Agora, conforme Oliveira, a documentação está sendo analisada. O prazo já transcorre e deve levar menos de 20 dias para o resultado da habilitação.

No trecho entre Concórdia e Arabutã, estão previstos serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, meio ambiente e obras complementares, em 9,94 km. Já entre Seara e Arvoredo, são 24 km de extensão, com terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, meio ambiente, obras complementares, obras de contenção e iluminação. Por fim, entre Seara e Arabutã, são 26 km de restauração.

No total, a revitalização contabiliza quatro trechos na região. Além destes três, o outro é entre Chapecó e Arvoredo. Neste local, as obras começaram no início do ano. Os trabalhos foram retomados nesta semana. A empresa responsável pela revitalização realiza as drenagens e trabalhos de complementação para depois começar a terraplanagem onde for necessário, explicou Oliveira. 40% deste trecho terá terceira pista.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM