NOTÍCIAS



Geral

Agosto em extremos: entre os mais frios e mais chuvosos da década em Concórdia


Previsão indica mais chuva e ondas de frio para a região.

Por Luan de Bortoli
15/09/2022 às 06h14 | Atualizada em 15/09/2022 - 11h51
Compartilhar


Depois de um mês de julho marcado por recordes de temperaturas altas fora de época em Concórdia, agosto mudou o padrão e voltou ao normal para o inverno, conforme aponta um levantamento realizado pela reportagem da emissora, com base nos dados disponibilizados pela estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves.

De acordo com os números, agosto deste ano fechou com média máxima de 20,9ºC, configurando o terceiro mais frio da década. Nos últimos dez anos, só ficou atrás de agosto de 2018 e de 2013. Em comparação com a média do período, agosto de 2022 ficou quase três graus abaixo do esperado, que era 22,6ºC. Para se ter ideia, agosto do ano passado teve máxima de 24ºC. 

A média mínima do último mês também ficou nos extremos em comparação com períodos passados. Concórdia fechou agosto com 9,9ºC de mínima, conforme o levantamento. Assim, também ficou entre as três menores médias da década, atrás de 2018 e 2013. Em relação à mínima dos últimos dez anos, que foi de 10,8ºC, a média foi de um grau a menos apenas.

Por fim, quanto à chuva, o mês de agosto viu os volumes aumentarem consideravelmente. Foram 209 milímetros no último mês, bem acima dos modestos 58 registrados em julho. Já na comparação com os demais meses de agosto da década, a quantidade deste ano ficou consideravelmente acima da média, que foi de 130,7ºC, configurando ainda o segundo mais chuvoso dos últimos dez anos, atrás apenas de 2013.

A previsão do tempo da Epagri/Ciram aponta que setembro e outubro fazem a transição do inverno para o verão, com totais mensais de chuva elevados especialmente em outubro e no oeste de SC. A chuva segue associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), mais comuns a partir de setembro e com mais influência no Oeste e Meio-Oeste de SC. 
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM